
Filipe Vitorino participou na sua primeira maratona, correndo a Maratona de Sevilha no tempo final de 2:21.14.
Nas palavras do seu treinador Paulo Miguel, “foi feita uma boa gestão do ritmo com passagens adequadas até aos 30km (1.07,49 à Meia M.). Contudo, falhámos nos abastecimentos e isso foi fatal nos últimos 10km, com ligeira quebra dos 30 aos 35, que passou a ser acentuada nos seguintes e com os últimos kms quase a andar e em extremas dificuldades.”.
O Filipe demonstrou que consegue e pode fazer melhor, dizendo mesmo na sua página do facebook que “Feliz por ter cruzado a meta mas com fome de fazer mais e melhor!”.
Ambos demonstraram nas suas declarações a necessidade de mais apoios, de forma que o Filipe se possa dedicar mais ao treino mas a falta de apoios e patrocínios é uma realidade, e em Rio Maior, cidade do desporto, não é exceção.
Tal como o Paulo referiu, “repto aos meus amigos riomairenses que queiram patrocinar ou associar-se ao projeto de preparação de um maratonista com vista à sua qualificação e participação em Campeonatos do Mundo, Jogos Olímpicos e outras competições internacionais – a sua colaboração é importante e nós estamos abertos a propostas.” e também o próprio Filipe, fica também o nosso repto para que se possam reunir as condições ideais para que o Filipe possa treinar de forma adequada e a sua participação em grandes eventos internacionais possa, e venha mesmo a ser uma realidade.
Acreditamos que o Filipe é capaz de boas performances, agora é preciso que a moldura empresarial e institucional também assim acredite.
Créditos das imagens: Filipe Vitorino – facebook