Historial do Clube de Natação de Rio Maior
O CLUBE DE NATAÇÃO DE RIO MAIOR (CNRM), é uma coletividade desportiva sem fins lucrativos, fundado em oito de outubro de mil novecentos e oitenta e seis. Nasceu da iniciativa de um grupo de riomaiorenses que se propuseram criar um clube em Rio Maior, onde a prática e o ensino do desporto fosse uma realidade para a juventude do concelho.
Foram seus fundadores: Frederico de Aguiar Teodósio, Silvino Manuel Gomes Sequeira, José Manuel da Piedade Guedes, Adelino Simões dos Santos, Américo da Silva Machado Sequeira, António Colaço dos Santos, Casimiro Ferreira Lopes, Dino Fernando da Silva Capitão, Henrique Soares da Costa Félix, João Américo da Silva Levezinho Soares, João Pereira Lopes, José Lestro da Fonseca, Manuel António dos Reis Brites, Mário Barnabé Santos do Carmo, Hélia Santos Duarte Félix e Rui Pimpão.
O “Clube de Natação de Rio Maior” foi constituído por escritura lavrada no Cartório Notarial de Rio Maior e publicado em Diário da República, III Série – n.º 289 – de 17-12-1986. A alteração para os atuais estatutos foi realizada em 24-07-2008, no Cartório Notarial de Santarém.
Destaque ainda, para o facto do Senhor, Fernando Ferreira, ter estado ligado ao clube, como membro da direção e secionista da modalidade do atletismo, no período de 1996 a 2017, uma vez que foi ao longo destes anos o grande alicerce do clube.
O CNRM desenvolve a sua atividade dentro de um espírito solidário e não lucrativo, pondo toda a sua atividade ao serviço da comunidade local. Tem por objetivo a prática de atividades desportivas, culturais e recreativas. O Desporto é hoje, sem dúvida alguma, um elemento indissociável das realidades económicas, políticas e culturais, que animam a dinâmica de todas as Sociedades e em Rio Maior isso não é diferente.
Dentro desse espírito, o CNRM tem, desde a sua fundação, dedicado todo o seu esforço em várias modalidades desportivas, as quais têm tido amplo desenvolvimento a nível local, quer na captação e iniciação dos jovens à prática desportiva, quer no seu aperfeiçoamento técnico. É seguramente desde há vários anos, um dos clubes mais representativos do concelho de Rio Maior, assumindo por isso um papel fundamental ao nível da ocupação e promoção do desenvolvimento do Desporto na cidade e no concelho.
O CNRM iniciou a sua atividade a nível desportivo logo a seguir à sua fundação em 1986, começando com as secções de Atletismo, Andebol, Patinagem Artística e Futebol Jovem, prosseguindo depois com Hóquei em Patins, Basquetebol, Karaté, BTT e Duatlo. A secção de Natação iniciou-se em 1993, após a construção das ambicionadas Piscinas em Rio Maior e, anos mais tarde, surgiu a secção de Taekwondo, mais propriamente no dia 11 de setembro de 2001.
Ao longo da vida do Clube, por razões várias algumas secções extinguiram-se ou formaram clubes próprios, a saber: Andebol, Basquetebol, BTT, Futebol Jovem e Karaté. Atualmente (jan 2021) o CNRM dispõe das seguintes secções: Atletismo, Natação, Patinagem Artística e Taekwondo.
De realçar que seis anos após o início do Clube, isto é, em 1992, o CNRM teve a primeira participação em Jogos Olímpicos com a sua atleta Susana Feitor (campeã mundial e europeia de juniores em Atletismo/marcha). Quatro anos depois o atletismo teve mais dois atletas em “Atlanta 96” e nunca mais deixou de fornecer atletas à Delegação Olímpica de Portugal, tendo nos últimos JO “Rio 2016”, estado na delegação nacional a nossa atleta Inês Henriques (Atletismo/marcha).
Destaque também para o nadador Pedro Diogo Oliveira, que ao longo da sua carreira desportiva obteve diversos títulos e medalhas na Natação, tendo começado a destacar-se ainda em Juvenil, nos Multinations Youth, e mais tarde nos Campeonatos Europeus de Juniores tendo sido, por duas vezes, medalha de prata (200m Costas e finalista nos 200 Mariposa). Este nadador participou em diversos Campeonatos Internacionais, tais como os Campeonatos da Europa de Piscina Curta e Longa, tendo sido também um dos nossos representantes nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
O CNRM faz-se representar por:
Atletas olímpicos; Atletas medalhados em grandes competições internacionais; Atletas em Mundiais, Europeus e outras competições internacionais; Atletas Recordistas e Campeões Nacionais; Atletas a representar Seleções Nacionais e Distritais em diversas modalidades; Competições coletivas (Taça do Clubes Campeões Europeus, Super-Clube Distrital, Campeões Nacionais, Vice-Campeões e Campeões Distritais) e também em destaque os Escalões de Formação em todas as modalidades do nosso clube.
A Presidente, Paula Canadas